Meu Perfil / My Profile

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Professor Titular, Instituto de Saúde Coletiva/UFBA. Doctor Honoris Causa – McGill University, Canadá. Ph.D. Epidemiology - UNC Chapel Hill. Professor Visitante em: University of North Carolina Chapel Hill (1987, 1989), University of California Berkeley (1990-1991), Université de Montréal (1993-1994), Harvard University (2001-2002). Escrevi alguns livros sobre a ciência epidemiológica: Epidemiología sin números (OPS/Paltex, 1992); A clínica e a epidemiologia (Abrasco, 1997); A ciência da saúde (Hucitec, 2000); La ciencia tímida: ensayos hacia la deconstrucción de la epidemiología (Editorial Lugar, 2000); Epidemiologia & Saúde (com Zélia Rouquayrol – Guanabara-Koogan, 6. ed. 2003). Fui Reitor da UFBA de 2002 a 2010. Relato essa experiência nos seguintes livros: Universidade Nova: Textos Críticos e Esperançosos (Editora UnB, 2007), Memorial da Universidade Nova - UFBA 2002-2010 (EDUFBA, 2010) e, em co-autoria com Boaventura Sousa Santos, A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova (Almedina, 2008).

sexta-feira, 15 de julho de 2011

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CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO APROVA POR UNANIMIDADE OS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES

quinta, 7 de julho de 2011 às 08:05


Confirmo a notícia que saiu no Twitter. De fato, ontem 6/7/2011, o CNE aprovou por unanimidade documento de orientação definindo o conceito de "Bacharelados Interdisciplinares e Similares", elaborado por um GT da SESu/MEC em novembro de 2010. Agora, os 26 cursos abertos pioneiramente em 13 universidades públicas (UFABC o pioneiro consolidado, UFBA o mais interdisciplinar, UNICAMP o mais inclusivo, UNESP o mais novo, UFJF, UFRN, UFSJ, UFSC, UFRB e outras) estão formalmente reconhecidos. O mais importante é o acolhimento do Regime de Ciclos, reintroduzindo no cenário da educação superior brasileira a ideia de formação geral prévia à formação profissional ou acadêmica específica. USP, UDF, UnB e UFMG experimentaram essa estrutura no passado porém governos ditatoriais reprimiram brutalmente os respectivos modelos pedagógicos por serem críticos e inovadores. Isso fez com que o Brasil continuasse sendo o único país desenvolvido onde predomina um regime de formação linear na educação superior. Por essas (CNE aprova BIs) e outras (com a adesão da UFRJ, maioria de vagas em federais pelo ENEM/SISU e Ações Afirmativas em 2/3 das IFES) parece que as coisas começam a mudar...

Confiram o hino dos Bacharelados Interdisciplinares, de Carlinhos Berna
http://www.youtube.com/watch?v=_jcRAmgHlH0

 
Assembléia dos Estudantes do BI

Aula Inaugural 2010 dos BIs da UFBA - Renato Janine Ribeiro

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